“TOUREANDO O DIABO” NO CORREIO DA BAHIA

por Monique Lôbo (monique.lobo@redebahia.com.br) 15/03/2016 13:07:00

No mundo ideal, não há distinção entre a imagem e o texto na hora de passar um conteúdo. Mas, na vida real, frequentemente as palavras ganham mais espaço. Nadando contra essa maré, a escritora Clara Averbuck e a ilustradora Eva Uviedo lançam o livro Toureando o Diabo (Independente/R$ 50/146 páginas), narrativa em que o texto vem costurado com os desenhos e um depende intrinsecamente do outro.

“Eu escrevia, mandava pra Eva, ela desenhava, a gente discutia”, conta Clara, sobre o processo de criação da publicação. “Alguns desenhos eu diagramava junto com o texto e pensava: não, esse precisa escrever a mão, tem que ter a letra da Clara nessa imagem, vai dar a força que falta”, completa Eva sobre a parceria que já vem de longe.

Em 2008, elas lançaram em coautoria o livro Nossa Senhora da Pequena Morte; já participaram da Mostra Sesc de Artes com o projeto Poesia de Elevador; e a reedição de todos os livros de Clara lançados a partir de 2012 têm ilustrações de Eva nas capas. “Acho que principalmente a gente se conhece e se entende. Temos um objetivo, que é fazer um trabalho que deixe ambas felizes”, fala a ilustradora.

Em Toureando o Diabo, elas resgatam a personagem Camila, um alter ego da escritora que foi personagem dos seus primeiros romances. Se nos primeiros livros a protagonista perseguia o amor sem descanso, nesse ela está mais madura para abordar outros assuntos como a criatividade, a decepção, o amor e o sexo, entre outros.

“Eu usei Camila novamente, justamente porque queria usar elementos daquela personagem jovem e imatura numa transformação para uma mulher com outros conflitos. Já que nos primeiros livros a busca dela oscilava entre o amor e a liberdade, agora as questões são mais universais, até porque eu quis mudar a personagem que foi criada pra ser “diferente das outras”, pra uma personagem que engloba todas as outras”, explica Clara Averbuck.

+++ Leia na íntegra aqui: http://www.correio24horas.com.br/single-entretenimento/noticia/setimo-romance-de-clara-averbuck-fala-de-consciencia-e-poder-da-mulher/