KIMOH OBRA: In the beginning, woman was the sun

Essa peça, única, foi criada para a Kimoh e vendida com renda destinada a um projeto do Instituto Mundo Aflora que tem como prioridade identificar potenciais e trabalhar a autoestima e autonomia de meninas em situação de risco.
🌞🐠
“In the beginning, woman was the sun.”
元始女性は太陽であった

Para produzir o desenho dessa peça me inspirei na capa da primeira edição da revista japonesa Seitō, criada na primavera do ano de 1911 e pioneira por ser produzida por e para mulheres, trazendo poemas, ensaios e contos de escritoras da época.

O nome da revista é uma tradução de Bluestocking, grupo de mulheres intelectuais inglesas do século 18. Inicialmente uma revista literária, rapidamente mudou o foco para questões ligadas à igualdade de género e libertação das mulheres, o que causou grande incômodo na sociedade conservadora do início do século 20.

A capa do primeiro número estampava uma obra da artista Chieko Takamura, um kimono onde podia se ver uma mulher de características universais.

O primeiro artigo começava com a frase “originalmente, a mulher era o sol”, que foi visto como uma alusão ao mito xintoísta da criação (Amaterasu, Deusa do Sol, traduzido como ‘a que ilumina o céu’); a autora esclareceu que se tratava de uma resposta às ideias de Nietzsche de inferioridade feminina.

As flores do quimono são de cerejeira, que no Japão simboliza a chegada da primavera e com ela a renovação, a esperança, a beleza e o amor. Por sua curta florada, também está associada à efemeridade e ao lema samurai: viver o presente sem medo. E aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.

Finalmente, as carpas simbolizam força, perseverança e valentia, pois esses peixes são capazes de nadar contra a correnteza.

Com ele vai meu desejo de que toda a potência e energia criadora do sol, em seu eterno movimento de renovação, ilumine os cantos escuros da humanidade e traga a força que precisamos para lutar por um mundo mais belo e justo.

Precisamos muito desse amanhecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s