Amor / Raiva / Amor

porque tem dias que a gente tá puto mesmo
* * *
a palavra emoção vem do termo em latim emovere, que significa energia em movimento. Isso significa que toda emoção existe para movimentar a vida do indivíduo e mudar comportamentos e situações que estão em desequilíbrio. […] A principal função das emoções é gerar comportamentos que garantam a sobrevivência do indivíduo diante de um estímulo externo, seja para proteger ou impulsioná-lo a realizar algo. (“A função da raiva”, Edivaldo P. Negrão).
* * *
Mas elas também podem nos levar à imobilidade, à depressão, à inação. Está a nosso cargo encontrar e entender o sentimento motriz do momento e lidar com ele da melhor maneira possível.
* * *
Ícaro Jorge (@icarojorgesantana), articulador do Ocupa Preto, militante do Coletivo de Juventude Ousar, do JPT-SSA, escreveu, em excelente artigo de 24/07/2018 no site Justificando: “Precisamos aprender a transformar a raiva em auto-amor. Mas não como o amor romântico que o capitalismo criou no imaginário social para vender e lucrar com sentimentos, mas o amor que fortalece as nossas subjetividades e nos faz voltar a quem somos a todo tempo, heróis e heroínas das nossas vidas, reis e rainhas que foram aprisionados pelo medo daqueles que não possuíam brilho suficiente para enxergar a nossa realeza. Nós somos a realeza, a fortaleza, aqueles que mesmo diante das diversas dificuldades, se reconstroem a cada dia. E é como bell hooks nos direciona: precisamos nos movimentar para além da dor, e só nos amando conseguiremos isso, buscar pensar em novas possibilidades para desestruturar as mazelas da sociedade e transformar essa raiva do mundo em amor. E dessa forma, revolucionar sem ser engolido pelo caos da própria estrutura”.
* * *
This too shall pass 
So raise your glass 
to change and chance 
And freedom is 
the only law 
Shall we dance? 
So if you’re feeling low, 
stuck in some bardo 
I, even I know the solution 
Love, music, wine and revolution 
Love, love, love, music, wine and revolution.

The Magnetic Fields – World Love.
* * *
Escolha seu combustível
Não deixe de avançar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s